VERDE E TUDO

verde e tudo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Horta no cano de pvc passo a passo




VIVA NA FAZENDA
COMO FAZER: HORTA SUSPENSA
 

Montagem
Gustavo Laredo
Ilustração: Antonio Figueiredo




1 - Cano de PVC2 - Placa de madeira
1 Esse sistema de horta suspensa utiliza canos de PVC de 30 centímetros de diâmetro, que vão servir como 'vasos' para as hortaliças. Evite comprar tubos menores para não perder área de plantio. Caso você queira fazer quatro canteiros, como na figura, use um cano 1,20 metro de comprimento; outro de 1,0 metro; o terceiro de 80 centímetros; e um de 60 centímetros. Desta forma, há espaço suficiente para fazer o plantio sem dificuldades, por exemplo, de alface, beterraba e coentro.2. Antes de colocar a terra é preciso fechar as laterais das calhas. Para isso, você vai precisar de um pedaço de madeira de dois centímetros de espessura. Usando o cano como molde, desenhe com um lápis quatro círculos na tábua. Serre cada um deles e divida-os em semicírculos como exemplificado na figura 2.

3 - Furos no cano para escoamento de água4 - Use preguinhos para fixar as laterais do canteiro
3. Utilizando um serrote ou um facão bem afiado, corte cada tubo ao meio no sentido longitudinal, tomando cuidado com o alinhamento. Em seguida, faça pequenos furos de cinco milímetros de espessura no fundo de todos os pedaços cortados. Isso é fundamental para o escoamento da água em sua horta e evita a proliferação de microorganismos capazes de prejudicar o desenvolvimento da planta. Utilize um prego 18x30 e, com um martelo, fure os canos. Para evitar que eles rachem na hora em que for furá-los, uma dica é colocá-los sobre uma plataforma de madeira com as calhas voltadas para cima. O espaçamento entre os furos deverá ser de cinco centímetros.
4. Para prender bem a madeira ao cano de PVC, recomenda-se o uso de 12 pregos a uma distância de, aproximadamente, cinco centímetros um do outro. Use pregos 15x15.

5 comentários:

  1. Qual o tipo de irrigação aconselhável...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse cano é carissímo, o ideal é usar o de 100mm, que custa em torno de 20 reais 3 metros, e colocar rodas de madeira de 130mm de diametro nas pontas e no meio se necessário. a calha ficará com uma abertura em torno de 80mm, ideal para o cultivo e manejo do substrato.

    ResponderExcluir