VERDE E TUDO

verde e tudo

domingo, 24 de outubro de 2010

VERDE E A CURA


O que você faria se o seu médico lhe receitasse, em vez de remédio, um contato maior com a natureza? Parece estranho, mas não é.

Cada vez mais estudos mostram o quanto faz bem a saúde cuidar de um jardim, ter uma horta ou simplesmente freqüentar lugares que tenham árvores e ar puro.

Na opinião de Luiz Eugênio Mello, professor de fisiologia da Universidade Federal de São Paulo, os benefícios obtidos com a exposição à natureza são resultados da diminuição do stress, um efeito provocado pelo contato com o verde.

Afinal, é difícil manter-se nervoso num belíssimo jardim, num parque tranqüilo ou até mesmo dentro de uma casa arejada, com vista para uma árvore ou uma paisagem natural.
Para o jornalista e ambientalista André Trigueiro, é essencial trazer mais verde para as grandes cidades. “Você coloca uma plantinha dentro de casa e ela muda os rumos da sua vida”, diz.

André acredita que além de ter plantas pela casa, uma forma de esvedear a paisagem e trazer mais qualidade de vida para as pessoas e para a cidade é espalhar telhados verdes pelos prédios e casas. Esses telhados vivos absorvem as chuvas, deixam o ar mais puro e a temperatura mais amena.

banqueteira Ciça Benfatti é outra apaixonada pela natureza. Assim como tem gente que carrega na carteira fotos dos filhos ou de seus cachorros, ela é tão fascinada pelo efeito verde que leva na carteira fotos de suas plantas.



Essa paixão vem de longe. No apartamento dos pais, uma simpática goiabeira de 80 cm de altura encantava a família. Muito cedo, ela pôde acompanhar, do broto à fruta, todo o ciclo da natureza. Hoje, tem seu próprio jardim na varanda de cada. “Minha varanda é o orgulho que eu divido com quem passa na rua”, afirma Ciça.

O efeito verde não se restringe a moradias. O valor do contato com a natureza já está na pauta de muitas empresas. Que o diga a bióloga e paisagista Assucena Tupiassu, que já foi convocada para criar um projeto com o objetivo de sensibilizar executivos do setor gráfico para a causa ecológica.



Assucena fez os executivos trocarem o paletó por um avental para criarem por conta própria um terrário. Fazê-los colocar a mão na terra foi o caminho que a bióloga encontrou para reconectar os alunos à natureza e reduzir o nível de estresse causado pela rotina de trabalho. Deu certo. Os funcionários ficaram menos estressados e o dia-a-dia da empresa melhorou.
Além de tudo isso, o efeito verde é ótimo para nos lembrar da importância de se preservar o meio ambiente. Afinal, é essencial cuidar da natureza para que ela cuide um pouco da gente também. É uma troca que com certeza vale a pena.

Fonte: Revista Bons Fluidos / Isto É

Ps: Eu já não tomo mais remédio...(rsrs)

Um comentário:

  1. Oi Edileuza entrei no seu blog...gostei muito..amo a natureza. O verde é vida!
    Um forte abraço e sucesso no seu blog.Eu comecei a fazer o meu no dia das mães agora dia 8/05/211. Ainda não tenho seguidores fiz um bem diversificado falando de vários assuntos. Se quiser me dá o prazer.http://dorislandim.blogspot.com

    ResponderExcluir