VERDE E TUDO

verde e tudo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Como Plantar Grumixama No Vaso

Como Plantar Grumixama no vaso ou recipiente...

Olá pessoal hoje vou mostrar meu plantio de grumixama  no vaso ou seja eu escolhi  plantar num balde mesmo..
Primeiro vamos conhecer sobre esta fruta exótica ameaçada de extinção.

GRUMIXAMA-Eugenia brasiliensis

Descrição : Planta da família das Myrtaceae. Também conhecida como grumichameira, grumixaba, grumixameira,  ibaporoiti. É uma árvore ameaçada de extinção, que pode atingir até 15 metros de altura. Seus frutos chegam a 2,5 cemtimetros, negros, amarelos ou vermelhos (conforme a variedade), arredondados mas fortemente comprimidos nos polos, com cálice persistente. Polpa espessa, de cor clara, suculenta e doce, que derrete na boca, lembrando o sabor das mais doces cerejas. A árvore, quando cultivada, atinge um tamanho de 6-7 m de altura. Suas folhas espessas, de um verde profundo, aliadas às abundantes flores brancas e à folhagem jovem avermelhada, lhe conferem um aspecto ornamental, aliado a sua característica de árvore frutífera.
Cultivo : Climas tropicais e subtropicais, em solos ricos em matéria orgânica, com capacidade de retenção de umidade. Pode ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra.
Origem : Brasil, Mata Atlântica costeira desde o sul da Bahia até Santa Catarina.

Agora que conhecemos sobre a planta vou mostrar meu plantio...

Este e minha muda de grumixama com 2 anos de idade que irei transplantar no vaso.



Na foto o balde de 60 litros que irei usar para plantar a muda..:)


Fiz vários furos no fundo para drenar a água.


Coloquei seixos, mas pode ser pedras ou pedaços de telhas quebrada ok!


Em seguida usei um pedaço de tela que tinha por aqui,mas pode ser manta,pano,toalha..o objetivo e não deixar a terra passar e entupir os buracos que ira sair a água das  regas.


Enchi o balde com terra devidamente adubada até a metade.....


Retirei o saquinho da muda e com muito cuidado para não desfazer o torrão eu coloquei no balde e completei com o restante da terra adubada...




Mudas já plantada e aproveitei e coloquei umas mudinhas de onze-horas como forração no balde,vai ficar lindo quando tudo tiver florido. :)



Agora e só cuidar com muito carinho,adubar sempre e aguarda a frutificação que deve demorar  uns 2 anos... Até lá pessoal!!!! :)

17 comentários:

  1. Oi Edileuza! Permita-me colaborar com seu post sobre as grumixamas. A variedade Itaguahiensis (que tem frutos roxos) é a de menor porte (1 a 3m) de todas as variedades, podendo ser cultivada com sucesso em vasos onde frutifica em aproximadamente dois anos (desde que adubada corretamente). Outras variedades (de porte árboreo) são a Eugenia Blastantha e a Eugenia Brasiliensis, a qual chega a 15m de altura e tem três variedades: var. Erythrocarpus, de frutos grandes e roxos ou avermelhados; Iocarpus, de frutos pretos; e a Leucocarpus de frutos amarelos. Para identificar corretamente a variedade Itaguayensis, siga as dicas deste post do Eduardo: http://e-jardim.blogspot.com.br/2008/10/para-no-levar-gato-por-lebre.html

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Como está a grumixama atualmente?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo :)
      Então,a grumixama esta linda,cresceu bastante e parece que vai frutificar breve... eu perdi a senha do meu blog e por isto não fiz as atualizações...

      Excluir
  3. Oi, Edileuza. Moro no norte do estado de São Paulo e tenho um grumixameiro no meu quintal. É regado e adubado regularmente. Todo ano a árvore fica carregada de pequenas flores brancas as quais são visitadas por abelhas. Todavia, não produz frutos. Você saberia me dizer o motivo disso? Será que é preciso mais de uma planta para ocorrer a frutificação? Aqui o clima é ensolarado é de temperatura geralmente altas.
    Adauto

    ResponderExcluir
  4. Boa noite eu plantei uma muda mas não consegui retira la com a terra que ela estava, plantei a só com a raiz numa terra bem adubada, será que vai vingar?

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, gostei muito do blog, queria saber onde posso adquirir sementes Grumixama para poder plantar.

    ResponderExcluir
  6. eu acabei de comprar uma muda no mercado livre , não custou caro , espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal. Qual é a melhor forma de fazer mudas de Grumixama? Sementes ou estaquias? Se com sementes, como fazer para germinar?

    ResponderExcluir
  8. Gente eu fiz muda com as sementes, plantei demorou mas nasceu estão lindas, gostaria de saber como cuidar delas quando musas pequenas eu moro em Floripa e faz frio devo recolher ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se você pensar que a planta também é da região de Santa Catarina não precisaria não. Elas estão na sombra?

      Excluir
  9. Bom dia a todos!

    Edileuza, não sei se você terá acesso a essa minha mensagem, dado o passar do tempo, mas, fiquei muito interessado na sua postagem, sobretudo em relação à possibilidade de cultivarmos a grumixama em vasos. Há anos, procuro por essa planta frutífera, sem muito sucesso. Ela me faz retornar a minha infância, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. No mais, eu gostaria muitíssimo de conseguir uma muda ou mesmo sementes para que eu posso (re)cultivá-la. Edileuza e demais leitores, alguém poderia conseguir isso para mim? A questão é que há 25 anos moro no Paraná e, no caso de me ser enviada, seria necessário pensarmos num jeito; quem sabe, via Correios. Mas, se esse for o esquema, provavelmente, sementes seriam mais indicadas. Aguardo. Obrigado, Jorge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém tem interesse em sementes fico a disposição eu posso doar

      Excluir
  10. Mercado livre amigo, encontra todas as variedades lá. Comprei a minha e chegou perfeita, tem três anos já, porém elas florece e as flores sexsm o caule e. Aí da frutos.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um lindo pé de grumichama no meu quintal, as fruatas são deliciosas! Gostaria de saber como plantar por estaquia! Gostaria também de consegui muda de Araçá Radi ou do campo. Ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Claudete, gostaria da semente. Moro no Rio de Janeiro, como podemos fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom dia! Como posso fazer o plantio das sementes pra chegar ao ponto de passar pro vaso ou balde?

    ResponderExcluir