VERDE E TUDO

verde e tudo

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fruta Do Milagre

Imagine você consumir uma fruta de polpa ácida como um Limão, abacaxi, laranja azeda e etc..e sentir que o sabor dessas frutas na verdade é adocicado e sem nenhuma acidez.  Mas isso seria possível?
Sim, é possível.  Basta que você alguns minutos antes, saboreie uma Fruta-do-Milagre.
  É que essa frutinha contém em sua polpa uma proteína chamada miraculina que ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez dos alimentos. Dessa maneira as frutas ácidas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar.  Essa fruta que ainda é novidade aqui no Brasil já é utilizada há séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente já é bem conhecida nos Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa.
A Fruta-do-Milagre (Synsepalum dulcificum) também conhecida internacionalmente como Miracle Fruit  é nativa da África Ocidental e pertence à família das sapotáceas. É um arbusto de porte reduzido atingindo em média 1 metro de altura e inicia a produção de frutos com apenas 20 a 30 cm de porte. Seu crescimento é bastante lento e é multiplicado exclusivamente pelas sementes.  O conjunto das folhas, frutos e porte reduzido a tornam uma planta excepcional para cultivo em vasos podendo ser cultivada em locais a pleno sol e meia-sombra em áreas de pouco espaço onde frutificará várias vezes durante o ano. A planta inicia a produção em torno de 3 a 4 anos após a semeadura. Essa espécie é ainda desconhecida pela maioria dos consumidores de plantas e seu cultivo está restrito a colecionadores de frutíferas raras.
Por ser uma planta de crescimento um tanto lento e bastante rara o custo da muda é relativamente alto em relação às espécies mais comuns.

Curiosidade: Essa frutífera já é conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII quando o explorador francês Chevalier des Marchais em 1725 em expedição pesquisou essa espécie e outras nativas da África Ocidental.  A frutinha lhe chamou a atenção pelo fato dos nativos a mastigarem antes de consumirem os alimentos azedos. Eu conheci essa fruta super diferente através de uma amiga de um grupo que faço parte na face J
Fiquei curiosa e quis experimentar também e saber se realmente acontecia o fato....
Tratei de pegar todo tipo de alimento que seria azedo aqui em casa para testar....e para minha surpresa ....sim é verdade..tudo que era azedo..ficou doce como açúcar..o limão,parecia que eu estava tomando uma limonada,o abacaxi ficou docinho..a laranja nem se fala de doce...resumindo todas as frutas e até a folha de trevinho que é azedinho..ficou doce J
Segue todas as fotos da minha experiência !!!


















Um comentário:

  1. Oi, Edileuza!
    Vc consegue uma muda pra mim?
    Achei o máximo e amo cultivar no meu quintal, obrigada!

    ResponderExcluir