VERDE E TUDO

verde e tudo

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pitaya ou Dragon Fruit


Ola gente vou falar um pouco sobre pitaya, essa planta interessante que eu gosto muito,super exótica muito saborosa.
Aqui na minha casa já tenho 3pés plantado tenho pitaya branca vermelha e do cerrado.
Pitaya (fruta escamosa) ou fruta do dragão, como é conhecida pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, tem suas flores consideradas as mais belas do mundo. É nativa do México, América Central e da América do Sul. Nativa dos Andes foi levada pelos holandeses e franceses para a Ásia, onde é hoje largamente cultivada em Taiwan (há pele nos 100 anos), Vietnam, Tailândia, Filipinas, Sri Lanka, e Malásia. É também encontrada em Okinawa, Hawai, Israel, Norte da Austrália e Sul da China. O termo pitaya significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
É fruta de aparência muito bonita e diferente, além de produzir flores noturnas de rara beleza com grande potencial ornamental. De acordo com a espécie seus frutos podem ser de cor amarelo-vivo ou vermelho externamente, de polpa branca translúcida com minúsculas sementes como o Kiwi e de sabor suave e muito agradável. Em algumas espécies a polpa é de coloração vermelha com tonalidade mais forte que a casca e são atualmente as mais procuradas para plantios comerciais.
 A Pitaya ainda é uma fruta praticamente desconhecida, mas já existe em alguns nichos de mercado, a exemplo do Europeu de frutas exóticas. Outros países como o Vietnam, Colômbia, México, Costa Rica e Nicarágua comercializam internamente suas produções, assim como exportam. Apesar da fruta ser pouco conhecida, ela possui singularidades e compõe a dieta de muitos povos, inclusive aqui no Brasil em algumas poucas regiões. É uma cultura que pode ser alternativa viável de diversificação de propriedades agrícolas, tornando-se uma fonte de renda do produtor.
A fruta pode pesar entre 150 a600 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem baixo nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.
Pitayas são ricas em fibras e minerais, principalmente fósforo e cálcio. as vermelhas são ricas em fósforo, as amarelas em cálcio. As pitaias de casca vermelha, particularmente, são grande fonte de Vitamina C.A pitaya tem sido relatada como uma fonte de betacaroteno, licopeno e vitamina E, com concentração média de 1,4; 3,4 e 0,26 ug/100 gramas de porção comestível, respectivamente.
 As sementes são ricas em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular possuem pouca gordura saturada. Pitayas também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres. Em Taiawan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arros como fonte de fibras.
A semente contém 50% de ácidos graxos essenciais, o que a torna uma fruta para uso como fonte de ingredientes funcionais para proporcionar nutrientes que podem prevenir doenças relacionadas à nutrição e melhorar a saúde física/mental e o bem-estar dos consumidores.  È rica em vitaminas, fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes. Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces
Seu gosto lembra um pouco o do melão e kiwi  apesar de sua aparência chamativa, o paladar é suave. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais. Trabalhos recentes publicado no Journal Food Chemisry (2010) estudou as propriedades prébioticas dos açúcares (oligossacarídeos) presentes na pitaya. Os prebióticos são oligossacarídeos não digestíveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimularem o crescimento e/ou atividade de um ou de um número limitado de bactérias no cólon intestinal, melhorando assim saúde do indivíduo.







Fontes: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=25517
http://www.agrolink.com.br/cereaisdeinverno/NoticiaDetalhe.aspx?CodNoticia=115925
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/01/produtores-do-interior-de-sp-investem-na-producao-de-pitaya-baby.html
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/pytaia.htm
www.jocelemsalgado.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pitaia/pitaia.php

5 comentários:

  1. Maravilha de informação...louca pra plantar logo...qto tempo vc acha q demora pra dar os primeiros frutos?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do teu blog eu tenho um programa de radio em Gravataí no RS programa A voz do Senhor gostei das fotos vou colocar elas no meu Blog,abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edileusa, vi a fruta no supermercado e chamou-me a atenção pela forma. Comprei uma e levei para casa.Enquanto comia, separei umas sementinhas, plantei-as. Já brotaram e estou esperando crescerem um pouco mais para mudá-las oara um vaso grande. Fiquei apaixonada pela Pitaya, tanto pelo sabor quanto pela beleza. Comecei a investigar sobre ela na net e já encontrei muita informação,mas não entendo bem sobre polinização. Poderia me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Olá Edileusa, vi a fruta no supermercado e chamou-me a atenção pela forma. Comprei uma e levei para casa.Enquanto comia, separei umas sementinhas, plantei-as. Já brotaram e estou esperando crescerem um pouco mais para mudá-las oara um vaso grande. Fiquei apaixonada pela Pitaya, tanto pelo sabor quanto pela beleza. Comecei a investigar sobre ela na net e já encontrei muita informação,mas não entendo bem sobre polinização. Poderia me explicar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra eu perdi minha senha de login para entrar no meu blog e vou responder por aqui mesmo ok...entra no meu Canal no youtube e lá a gente conversa... https://www.youtube.com/user/Edileuza2931

      Excluir