VERDE E TUDO

verde e tudo

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como Plantar Pé de Pitaya no Vaso


Como plantar pé  pitaya no vaso
A pitaya é uma fruta muito interessante e exótica mas conhecida Dragon Fruit
fruta do dragão é o fruto de um cacto com floração a noite, contendo uma série de vitaminas e minerais. Devido às múltiplas escalas do lado de fora da mesma, fruta dragão foi originalmente conhecida como pitaya. Há algumas variedades diferentes de frutas dragão ... vermelho é o mais comum, enquanto outras cores incluem rosa escuro / roxo e amarelo / branco.Pitaya o fruto tem uma casca coriácea em camadas, e são torcidos nas pontas, evidentemente lembrando chifres de um dragão. Pode-se facilmente descascado para revelar a sua carne branca ou vermelha cravejado com pequenas sementes pretas.
A fruta de pitaya tem gosto doce e crocante, com um sabor que se assemelha tanto kiwi e pêra textura é um cruzamento entre um melão fino e uma pêra, mas repleta de sementes crocantes minúsculos, como um kiwi. Eu me apaixonei por essa fruta,, só aqui em casa já plantei 8 pés de pitayas,,sendo 5 da polpa vermelha 3 da polpa branca entre as branca tenho plantado a pitaya do cerrado conhecida como saborosa J
1.      Agora vou explicar para vocês como eu plantei as mudas no vaso....vocês vai precisar para plantar as mudas de pitayas:
2.      Vaso grande
3.      Argila expandida
4.      Manta de bidim
5.      Terra adubada com húmus e esterco de boi e galinha
6.      Suporte de madeira,para sustentar a muda de pitaya
7.      Coloque primeiro as argila expandidas no vaso,,forre com a manta e em seguida coloque a terra adubada até já próximo da boca do vaso,,em seguida enfique o suporte de madeira
8.      Coloque as mudas de pitayas no vaso e cubra com 5 cm de terra,,
9.      Em seguida amarre as mudas no suporte e pronto
10.   Regue  somente duas vezes por semana ou quando notar que a terra estiver seca,detalhe não molhe muito,regue moderadamente lembre pitayas é cacto e não aprecia muita água.








Convido a todos a entrar no meu grupo sobre plantas no facebook ok..aguardo voces lá!!!

Link: https://www.facebook.com/groups/656004451121141/?ref=ts&fref=ts

111 comentários:

  1. Olá Edileuza, tudo bem? já vi esse fruta Pitaya, mas não sei sabor. Amei o pé. Como faço para conseguir muda dessa fruta? Vc passa pra alguém? Eu moro na Praia Grande. Minha casa é um ovo, mesmo assim me atrevi em plantar um pé de figo, jabuticaba, mexerica pokan e acerola. O pé de mexerica morreu, a acerola não desenvolve, o pé de figo está sem folhas, horroroso e a jabuticaba as folhas estão com as pontas queimadas e até agora nada de frutas. Faz um ano e meio que tenho, mas não estou sabendo cuidar. Cada pessoa fala para colocar alguma coisa, mas até agora não deu resultado. Vc pode me ajudar? Muito obrigada! Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone Reis!!
      Para plantar frutíferas devemos pensar em diversos fatores antes de sair a comprar mudas.
      Primeiro, se estará disposto a cuidar do pomar, mantendo as plantas sadias e produtivas, limpando o terreno de inços e frutas caídas.
      Nada mais triste que ver as plantas sem regas e doentes, com insetos, frutas apodrecidas no chão e o mato tomando conta de tudo.
      Depois em fatores externos, como clima, luminosidade, solo e água disponível.
      Vamos estudar o clima da região.
      Isto determinará que tipo de árvore frutífera iremos plantar.
      As espécies de clima tropical não podem ser cultivadas em regiões de invernos frios e sujeitos às geadas.
      As frutíferas de clima temperado necessitam de um período de temperaturas mais baixas no inverno para que entrem em dormência, que é o seu repouso vegetativo para depois voltarem a se desenvolver, florescer e frutificar.
      Então, o que é importante conhecer: temperatura, umidade relativa, luminosidade e ventos.
      As plantas frutíferas são separadas em grupos de clima tropical, subtropical e temperado.
      Cada um deles tem exigências diferentes para crescimento, florescimento e frutificação.
      Também Conhecer o potencial hídrico (pH) do solo é muito útil na hora de escolher o que cultivar. Por último fazer uma boa adubação do solo usando de preferencia adubos orgânicos.Na net você encontra como cultivar cada espécie de frutíferas que você tem ai no seu quintal.As mudas de pitayas eu comprei de um produtor no interior de são Paulo,por em quanto eu não tenho mudas,mas de uma pesquisada que você acha.... A fruta de pitaya tem gosto doce, com um sabor que se assemelha tanto kiwi e pêra um cruzamento entre um melão e uma pêra  Até mais,obrigada pelo seu comentário!!

      Excluir
    2. Olá Edileuza! Eu também sou apaixonado por frutíferas. Eu vivo em Portugal na província (estado) do Algarve aqui bem no Sul e por aqui nós temos um clima temperado, contudo conseguimos produzir manga, abacates, fruta do conde, goiaba. Agora, eu tenho dois bonitos pés de mamão, que espero consigam superar o inverno que se aproxima. Também consegui três pés de pitaya, mas elas estão crescendo pouco e dando alguns filhotes. Acho extraordinária sua plantação em vaso. Quanto tempo demoram a frutificar?

      Excluir
    3. Oi..então as minhas pitayas ainda não tem nem um ano que plantei..espero que breve frutifique,não vejo a hora de ver os frutos.....que legal que você tem bastante árvores frutiferas por ai..parabéns pela plantações :)

      Excluir
    4. oi eucomprei 2 mudas ha 10 reaIS CADA NA AGROPECUARIA ONDE VENDEMRAÇAO SEMENTS OK ESPERO Daqui 1 ano ja colher frutos,sou de v, aires rgs

      Excluir
  2. Olá Pipa tudo bem?
    então qual e o tamanho da sua pitaya? Quanto tempo ela tem?
    Depende da idade da sua muda..
    A minha já cresceu muito está com quase 3 metros..eu creio que este ano ainda possa frutificar..vamos aguardar..postarei as fotos se isso acontecer..obrigada pelo seu comentario abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Edileuza, sua pitaya se alto poliniza ou você tem que fazer manualmente?
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio..então ,ainda não deram flores mas já estão bem crescidinhas..vou postar fotos das pitayas atualmente,eu plantei mudas.mas o produtor me garantiu que em 1 ano ira frutificar,e só tem 10 meses....

      Excluir
  4. Boa tarde, será que me podia vender algumas podas? resido em portugal?
    José António
    imov.real@sapo.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá josé Antonio..acho complicado mandar para portugal mudas de plantas...mas em todo caso se poder, quando tiver posso mandar sim,mas no momento já retirei as podas das pitayas...fica para a proxima ok :)

      Excluir
    2. Em Portugal, tu deves conseguir se não, compra uma fruta e plante as sementes. O crescimento é mais demorado e vai demorar um pouco para dar frutas.

      Excluir
    3. Olá eu comprei em Atlantis cactus Park fica no Meco, perto de Sesimbra, Portugal 🇵🇹.

      Excluir
  5. olá Edileuza, parabéns pelo seu jardim! estou apaixonada pela pitaya e gostaria de plantá-la na floreira da fachada, que fica no segundo andar. porém a floreira só tem acesso pela frente da casa, com uns 4m de altura. e a floreira tem uns 25cm de altura. vc acha que é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nivea,obrigada pelo elogio!!
      eu também sou apaixonada por pitayas,tanto que tenho varios pés aqui no meu quintal..e de 3 qualidades diferente também.
      minha sugestão é que você arranje um vaso maior para plantar a pitaya...embora elas tenha a raiz rasa na terra eu aconselho um local com mas espaço para plantar...pelo menos 35 cm seria melhor ok :)

      Excluir
  6. Edileuza, boa tarde!
    estou muito interessada em mudas de pitaya, voce teria um endereço, email, fone, etc ...de onde encontra-las ?
    agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você acha pelo mercado livre na net..também em horto que vende frutiferas e ceasas,,,,

      Excluir
  7. Deus, Edileuza! Tenho uma casa, na praia, com um grande terreno (500m2) e um pequeno pomar. Um problema é a escolha de frutíferas: abacateiros, mangueiras, jaqueiras, são proibidas, porque requerem bom espaço para elas. Tenho coqueiros, uma jabuticabeira, cinco cítricas, um pé de fruta do conde e outro de graviola, além de um outro de lichia. Morangos e abacaxis não são problema, quanto a espaço. Quando comprei o primeiro pé de gabiroba, fiquei felicíssima: os pés são pequenos e os frutos, deliciosos. Hoje descobri a pitaya, e pensava que o pé fosse gigante, tal é o tamanho da fruta. Mas não. Posso plantá-la nos jardins de flores, no jardim tropical, entre as árvores, em vasos, em toda a parte, produzindo belos arbustos cactáceos, flores e deliciosas pitayas. É um achado!
    O seu blog é ótimo! Me identifiquei muito, até porque também tenho blogs e um ao qual me dedico a plantas (que também amo), jardins, reciclagem e coisas tais. Amei tudo!
    Dê uma passadinha lá para conhecer: http://mg-perez.blogspot.com.br/
    Um abração!
    Neste final de semana vou espalhar as sementes para ver se consigo produzir algumas mudas. A fruta que comprei tem o miolo branco. A próxima será da variedade vermelha. Postarei, conforme se desenvolverem e volto para a gente comentar mais sobre flores e frutos.
    Se as sementes não vingarem, comprarei mudas.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe minha intromissão: Maria da Glória. - Tenho um pomar pra cuidar, ganhei uma terrinha, mas quase não entendia então fui atrás pesquisar, fiquei sabendo que árvores como o abacateiro e outras, não podem ser plantados sozinhos, precisa de outro para poder fazer a polinização, senão não dará frutos deliciosos. o mesmo acontece com a pitaya, precisa ter a branca pra dar frutos nas outras... acho que é isso... tb tenho a fruta do conde, mas não sei como cuidar...rsrs vc pode me ensinar? meu email é vq_aranha@hotmail.com . Aonde moro não pega internet... ainda!!! pode isso???? rsrs por isso não venho muito aqui nos blogs, pega mal aqui no trabalho... é que agora estou em hora livre.... rs abs... e aguardo notícias. por email, tá!

      Excluir
    2. Que legal Maria,gostei da sua história fico feliz que tenha gostado do blog,,depois irei lá no seu te visitar ok..As pitayas se da bem em qualquer lugar,desde que tenha sol a vontade para ela,pois é um cacto.:)

      Excluir
    3. Eu amei as plantação de pitayas que vi pela internet,nao conhecia a planta e nem os frutos e logo me apaixonei por elas;e conversando com a minha mãe descobri que tinha pes da amarela e da vermelha no meu quintal;que já chegaram a da frutos mas eu não os conhecia e nem meus pais e agora estou feliz da vida pq vou ter varias mudas o pior que eles eram grudados nas árvores kkkkk agora vou cultivar varias mudas

      Excluir
    4. Muito lindo frutos pitayas no vaso.Amei! Abraço! Parabéns!

      Excluir
  8. Estou interessado em compar mudas de pitaya , entre em contato .Tel 35 9937-8877 ou inforesendeinformatica@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comercializo mudas de pitayas por emquanto...pesquise na net voce deve encontrar muitos lugares;;; :)

      Excluir
  9. Olá, aonde posso conseguir mudas de Pitaya?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mercado livre..por exemplo..ou algum horto que vende frutiferas...aqui se encontra também nos ceasas :)

      Excluir
    2. Oi Edileuza, minha mãe tem um pezinho d pitaya, deu uma flor branca abriu a noite e morreu no dia seguinte. Será q vai dar frutos?

      Excluir
  10. Olá!. Comprei um cacto que a vendedora disse ser Pé de Pitaya, já faz mais de um ano e não deu fruta. Como identificar se é o Pé de Pitaya?. No mesmo horto, comprei com a mesma vendedora um Pé de Manguba que ela disse ser Pé de Mangaba, uma decepção total.

    ResponderExcluir
  11. Elisezete ,pode ser pitaya mesmo..as vezes e uma muda muito novinha e talvez leve mais tempo para frutificar....eu tenho aqui,e já fez um ano,mas ainda não frutificou também....de acordo com o produtor de pitayas pode demorar mais tempo..até 2 anos!..esta fruta que disse no comentário acima..mangaba,eu ainda não conheço :)

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho um pé de Pitaya grande dá inumeras flores mas nunca frutos....oque será que esta faltando?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta ser polinizadas...indico ver como fazer polinização manual em video :)

      Excluir
  13. Suas flores precisam ser polinizadas para darem frutos.
    Veja vídeos de como polinizar a pitaia no You Tube.
    Meri

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Edileuza, td bem? Infelizmente minhas mudas de frutas milagrosas (comprei suas sementes) não teve jeito, até que morreram todas, fiquei com uma durante 5 meses, achei q fosse dar certo, mas infelizmente se foi. E as suas, como estão?

    Falando de pitaya, eu mesma com mudas diretas do fruto, já tem uns 6 meses, tenho 24 mudinhas, entre 5 cm a 13 cm, em dois vasinhos (se vc quiser quiser tiro fotos). Estou com medo de mexer, tirá-las, são tão finas... Estou com duvidas referente a plantação, todas tem próximo a terra duas folhas duras (são as primeiras a nascer), me dê sua opinião, se deixo cresce-las mais ou q faço. Me da uma luz! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone tudo bem??
      Então as minhas plantinhas nascidas das sementes da fruta milagrosa também não deu certo,depois de certo tempo morreu..e a planta já formada que comprei também não foi para frente e secou...acho que não se adptou aqui na minha região mesmo.. Sobre as pitayas,eu também planto de sementes e aqui tenho de varias idades..5 meses..1 ano e 2 anos..eu aconselho a não mexer com elas por enquanto deixar engrossar o caule primeiro,digo por experiência propria..breve vou fazer uma postagens e mostrar as fotos para vocês verem como estão ok..abraços!!!!

      Excluir
  15. Olá, eu comprei a fruta e separei as sementes para plantio, gostaria de saber se existe algum cuidado especial que se deva ter para o plantio a partir das sementes. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kendy!!
      então o cuidado é não molhar muito e nem deixar muito no sol pois as mudinhas e muito frágil e pode não resistir..
      se voce ainda não plantou faça assim...coloque num vaso terra adubada misturada com areia e semeie as sementes por cima da terra e jogue um pouquinho de terra por cima sem enterrar muito,regue com moderação e aguarde ok, abraços!!

      Excluir
  16. Muito interessante seu esforço em ver este resultado que motiva as demais pessoas trocarem informações sobre esta fruta que admiro também,comprei uma muda de tamanho médio porém moro em apartamento que bate pouco sol será que ela consegue desenvolver mesmo assim Edileuza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elias..olha a pitaya e um cacto e gosta de sol no minimo 6 horas por dia,senão ela pode até crescer mas vai ficar fininha e fraca..se você esta cultivando numa varada exponha na luz o máximo possível.

      Excluir
  17. Olá Edileuza! Tudo Bom? Sua pitaya já deu frutas? Aqui na minha cidade , que é litoral.. bem quente.. minha pitaia enche de flores mas nada de frutos.. já tem 5 anos.. vc saberia me dizer o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  18. Olá Silmara..eu creio que falta polinização nas flores de pitayas,procure video que ensina a fazer polinização manual no youtube e faça na suas pitayas quando for epoca de floração ok...olha,as minhas pitayas vai fazer 2 anos e ainda não floresceu estou no aguardo !!!

    ResponderExcluir
  19. Oi sou magna moro no Ceará ... gistaria de saber se a pytaia se adapta bem com o clima de minha região ... pois tenho algumas mudinhas no meu quintal ....

    ResponderExcluir
  20. Ola Edileuza eu tenho as minhas pitaias à mais de oito meses semeies das proprias sementes que consegui que nascecem, o problema é que não estao a engrossar têm 20cm de altura e apenas 1cm de espessura. O que devo fazer? Será que alguma vez irão florir? Beijio espero que me possa ajudar. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi Fátima Fernandes,eu também tenho pitayas bebes..é assim mesmo elas ficam fininha quando são novinhas,quando tiver com um ano e meio para dois você poderá separar e replantar em outro local...Quanto ao tempo de frutificação e floração a parti de sementes,vamos ter que ter muita paciência,e esperar até 10 anos ou mas...:)

    ResponderExcluir
  22. Boa noite , sou Portuguesa e vivo numa região que no verão é muito quente e inverno frio , deram-me duas mudas de pytaia eram tão pequeninos que coloquei em copo descartavel , como adoro catos coloquei no inverno dentro de casa junto da janela , quem em deu ficou sem nenhum pois ficou no frio e morreu tudo , os meus estão lindos um ja tem um palmo e meio mas carregado de rebentinhos o outro tambem mas não tão grande mas igualmente repleto de rebentos tenho uma duvida , deixo como está ou retiro os rebentos pois são muitos , obrigada .... aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Senhora Rosa, também sou portuguesa, mais propriamente a coreana, gostava de saber se a senhora vende uma muda? Ou se sabe onde consigo comprar?

      Excluir
    2. Ola Senhora Rosa, também sou portuguesa, mais propriamente a coreana, gostava de saber se a senhora vende uma muda? Ou se sabe onde consigo comprar?

      Excluir
  23. Oi! tenho alguns cactos em casa ,mas o caule não engrossa. cresce e ficam finos o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga me diz que tipo de cacto seria a sua?? e uma pitaya?? se for,é por causa do sombreamento,deixe no local de pleno sol ok!

      Excluir
  24. Oi! tenho alguns cactos em casa ,mas o caule não engrossa. cresce e ficam finos o que fazer?

    ResponderExcluir
  25. oi plantei, algumas mudas porem, elas cresceram muito e queria saber qual procedimento devo tomar?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia a todos para quem vive em portugal,e nao sabe onde comprar,basta ir ao olx.pt e procurar pitaya, eu ja encomendei mudas de 30cm

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá Edileuza sou Rosana, o meu marido comprou um pé desta fruta e pelo visto será rosa pois a que comemos é sempre rosa. Queríamos saber onde encontrar muda de outras cores.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde acabo de comprar 10 mudas de 3 variedades diferentes de Pitaia tem alguma dica de plantio no solo e estacas que devo usar ou sigo as dicas do plantio no vaso ?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, tenho tres mudas de Pitaya.. elas estao crescendo bem, mas está saindo tipo raizes da planta e colando no muro de concreto que está perto da planta, está parecendendo uma trepadeira. isso é normal?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, tenho tres mudas de Pitaya.. elas estao crescendo bem, mas está saindo tipo raizes da planta e colando no muro de concreto que está perto da planta, está parecendendo uma trepadeira. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super normal,a pitaya realmente emite muitas raizes para se apoiar,afinal é um cacto trepadeira,gosta de muro e arvores.

      Excluir
  32. Eu gostaria de comprar mudas de pytaia mas estou encontrando dificuldades por não ter vendedores por perto, moro na cidade de Guaíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Luis Carlos Maia moro em Colatina no Espírito Santo cultivo 40 pés de pitada no vaso estou ansioso para vê-los darem frutos pois todos passam de dois anos e também tenho várias mudas de pitaya.

      Excluir
    2. Meu nome é Luis Carlos Maia moro em Colatina no Espírito Santo cultivo 40 pés de pitada no vaso estou ansioso para vê-los darem frutos pois todos passam de dois anos e também tenho várias mudas de pitaya.

      Excluir
    3. E então já frutificou suas pitayas Luis Carlos??

      Excluir
  33. Por gentileza, quero saber se o cacto que tenho em casa é uma pitaya: ele tem todas as características da pitaya que eu vi na internet, ramos e flores. Mas nunca frutificou. Ele está plantado sobre o muro junto com outras trepadeiras.
    Amei o Blog e vc é muito linda, física e interiormente gostaria de ser sua amiga no face. Agradeço desde já.
    Lene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,obrigada pelo elogio!!
      então eu preciso ver a foto da sua planta... curta minha página no facebook e envia sua imagem ok??
      https://www.facebook.com/Adoro-Plantar-211910372276889/

      Excluir
  34. Por gentileza, quero saber se o cacto que tenho em casa é uma pitaya: ele tem todas as características da pitaya que eu vi na internet, ramos e flores. Mas nunca frutificou. Ele está plantado sobre o muro junto com outras trepadeiras.
    Amei o Blog e vc é muito linda, física e interiormente gostaria de ser sua amiga no face. Agradeço desde já.
    Lene

    ResponderExcluir
  35. Uma sugestão para quem quiser mudas de pitaya; Comprem uma pitaya no supermercado, deixem-nas secar, retirem as sementes, que são minúsculas e plantem-nas de imediato em vasos individuais, porque a capacidade germinativa dura poucos dias . Foi o que fiz. Logo que germinem cubram-nas com campânulas feitas com garrafas de plástico sem fundo e com alguns furos próximo da base. As minhas, já passaram o inverno e continuam a crescer. Vivo em Carnaxide, Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal sua dica,também já plantei via sementes.
      o negocio é que demora muito anos para frutificar,no caso de querer colher os frutos mas rapido melhor plantar estacas,pois tive um curso sobre manejos de pitayas e de acordo com o produtor desta fruta plantada via semente pode chegar ate 15 anos para dar os primeiros frutos... eu plantei sementes em vaso e deixei crescer mais para fins de decoração no jardim,fica lindinho...

      Excluir
  36. A mangaba é fruta nordestina e saborosa, gosta de areia e limpeza

    ResponderExcluir
  37. A mangaba é fruta nordestina e saborosa, gosta de areia e limpeza

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Edileuza,tenho vontade de plantar a pitaya no vaso porém moro na região de mata atlântica, perto de Paranapiacaba - SP, onde o clima é úmido e um pouco frio. Gostaria de saber se essa planta tem como frutificar nessa região e se ela tem que ser plantada externa ou pode ficar interna. grato.....Rubens.....rubensbravog@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,pode ser plantada na sua regiao sim,plante num local que receba luz solar que dará tudo certo,eu tenho plantada em vasos e também tenho no meu sitio no interior de SP.Quanto ficar no local interno,creio que nao será bom,pois ela ficara fina e não produzira frutos ok?

      Excluir
  39. Boa noite realmente a Dona Edileuza, dá umas informações realmente bastante uteis, como as classes de plantas tropicais subtropicais e por ai fora, eu em Portugal já comi pitaias das minhas, em natura, plantadas no habita-te natural, sem duvida que teremos de ter alguns cuidados, por exemplo no inverno cobrir o pe da planta com um plastico, como se faz aos morangueiros, para a geada eu cobri com rede sombra contra as geadas, , no que respeita a fertilizantes, eu tenho somente usado biológicos, mas industrias também usei o MPK 6-3-6 que tive resultados surpreendentes, mas isto e como tudo temos de ter cuidado com a cultura para termos resultados positivos, neste momento estou a meter na terra 120 pês levem também em consideração o tutoramento, a terra em que vai ser feita a cultura, o vento e muito importante e a luminosidade, algumas informações estou ao dispor.
    paulosalvado1967@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário positivo a minha pessoa.
      Que legal que voce também cultiva pitayas em portugal :)

      Excluir
  40. Olá Edileuza, amei sua explicaçao, muito legal.adquiri umas mudas de pitaya branca, estão muito bonitas, estao com uns sessenta centímetros cada uma e estão cheias de outras mudas ja com quase vinte centímetros, devo tirar ou deixo, elas tem pelo menos seis mudas em cada muda mãe. Agradeceria muito seu retorno. Obrigado. Deus abençoe todos os seus dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh,cada muda deve ficar com um broto somente para crescer no suporte,quando alcançar o topo voce corta e então nascerá novos brotos,estes voce deixa crescer normal ok... entre no meu canal no youtube se inscreva para ficar atualizada sobre como plantar.. https://www.youtube.com/user/Edileuza2931

      Excluir
  41. Olá Edileuza, amei sua explicaçao, muito legal.adquiri umas mudas de pitaya branca, estão muito bonitas, estao com uns sessenta centímetros cada uma e estão cheias de outras mudas ja com quase vinte centímetros, devo tirar ou deixo, elas tem pelo menos seis mudas em cada muda mãe. Agradeceria muito seu retorno. Obrigado. Deus abençoe todos os seus dias

    ResponderExcluir
  42. Oi seu eu pegar as estacas já com flores e replantar sera que é mais fácil dar logo frutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim,se voce plantar uma estaca que ja produz dará frutos rápido.

      Excluir
  43. Olá, eu gostaria de saber se seria uma boa ideia plantar num garrafão de água de 20 litros com a abertura em cima, dá certo?

    ResponderExcluir
  44. Tenho pés de pitaya em casa e já cresceram tipo cinco metros agarrada numa árvore. Já deram flores lindas e enormes, mas nunca deram frutos. O que está acontecendo? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito que estás fazendo a plantação é selvagem, fica fora de controle. Com certeza tens uma pitaya de polpa branca e esta não se auto fecunda sem uma ajudinha: muitas abelhas ou morcego ou polinização manual. É, terias que pegar uma escada e à noite, com um pincel pegar o pólen masculino e colocar na entrada do gineceu (feminino). Isso é o básico.

      Excluir
  45. quero comprar mudas de pitaya. Os Srs. vendem? ou Sabem onde comprar? Moro no Rio de janeiro. Meu email e

    dalilaalexpaulo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. o meu email e dalilaalexpaulo@hotmail.com e não
    dalilaalexpaulo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. onde posso comprar mudas com raiz de pitaya vermelha?

    ResponderExcluir
  48. Edileuza, boa noite,
    Estou encantada com sua plantação de pitaya...sou apaixonada pela fruta e gostaria muito de cultivá-lá.Como faço para conseguir muda? Você tem para vendê-lá? Moro em Belém -Pará

    ResponderExcluir
  49. olá, sabe ,me dizer quantos litros deve ter o vaso para cada pé de pitaya?

    ResponderExcluir
  50. OLÁ..EXISTEM ALGUMAS PITAYAS QUE NÃO DÃO FRUTOS,,,POIS TENHO UMA VIZINHA QUE TEM UM PÉ COM MAIS DE 50 ANOS,,DO TEMPO DOS PAIS,E SÓ FLORESCEM,,MAS NUNCA SEU UM FRUTO,,O PÉ ESTA EM UMA ARVORE ENORME,,Vejo também em muros,,mas nuca com frutos,e tem polinizadores,,O que fazer

    ResponderExcluir
  51. tenho pitaya a mais de 5 anos e so dá flores brancas lindas, a noite....como faço para polonizar e ter a fruta

    ResponderExcluir
  52. tenho pitaya a mais de 5 anos e so dá flores brancas lindas, a noite....como faço para polonizar e ter a fruta

    ResponderExcluir
  53. Oi meu nome é Silvana tenho muda de pitaya q fiz da sementes vc poderia me dar uma dica se ja posso mudar ela para i vaso
    elas tá com una 2 cm de altura
    me ajuda aí
    como apreparar a terra.

    ResponderExcluir
  54. Olá minha mãe tem um pé de pytaia a 3 anos mas nunca de flores e fruto. Ela plantou num vaso

    ResponderExcluir
  55. Bom dia Edileuza Barbosa ganhei duas mudas de pitaya, plantei num vaso pequeno, é o que eu tinha no momento, agora elas já tem uns quatro gomos (broto) pra cima, quero passar numa vaso bem maior posso mexer nelas e replantar? Na mina casa não tem terra no chão só piso frio por isso optei no vaso, ele está na garagem de casa, toma sol no periodo até mais ou menos meia dia, mantenho o vaso assim mesmo ou tem que ficar o tempo inteiro no sol no tempo aberto? Aguardo um retorno, obrigada!!

    ResponderExcluir
  56. Olá gostaria de saber se pode plantar pitaia em vaso suspenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não pode ser suspensa p conta de pesar muito, plante em vaso de 50 a 100 litros...

      Excluir
  57. Olá eu tenho plantação de pitayas em vasos, já como fruta deles,tenho mudas da branca e vermelha p vender, quem tiver interesse me chame...

    ResponderExcluir
  58. Eu tbm tenho pitaya plantadas em vasos e espandiu muito porque o vaso estava próximo do muro ela agaroua no muro e cresceu bastante e da muitos frutos e da branca agora plantei da vermelha e amarela está crescendo tbm tenho mudas

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, o assunto é muito interessante mas só um pedido, poderia trocar a cor das letras, deixa-las todas pretas, é difícil e confuso ler o fundo da página não ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Qual da Cruz produz a pirata? Onde conseguir muda?

    ResponderExcluir
  61. Olá tudo bem, tenho pitaya no vaso mas dá muitas mudas ao redor, p produzir na planta mãe tenho sempre q podar?

    ResponderExcluir
  62. Olá Edileuza, eu já tenho as minhas pitaias, florescem, mas não dão a fruta, só flores brancas. Como faço por favor para nascerem as frutas?

    ResponderExcluir
  63. Bonjour Edileuza j'ai fais une bouture ça pousse très vite au PORTUGAL en Algarve,je voudrais savoir combien de temps il faut pour avoir des fleurs merci,Jacqueline

    ResponderExcluir
  64. Titanium A-Rod | The T-Bone Studio | Titsanium Art
    Titsanium Art by Titsanium Art gold titanium alloy in Titsanium Art. Titsanium Art by Titsanium titanium chords Art in Titsanium Art. Titsanium Art in Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium titanium keychain Art. Titsanium graphite titanium babyliss pro Art. Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium silicone dab rig with titanium nail Art. Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium Art. Titsanium Art.

    ResponderExcluir
  65. Se querem adquerir o primeiro pé, aconselho comprarem muda . Por sementes, demora muiiito. Também não se esqueçam de misturar cascalho ou areia na terra.

    ResponderExcluir