VERDE E TUDO

verde e tudo

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PÉ DE BATATA DOCE

Olá pessoa,,vamos falar de batata doce,,,Sabe se que as folhas de batata doce além ser um elemento decorativo, a folha de batata doce é também comestível. Isso mesmo, você pode refogá-la ,como faz com outras qualquer verduras. Ela é fonte de vitaminas A e C, ferro,cálcio e proteinas. A fitoterapia também menciona a ação antiinflamatória dessa folha,aproveitando então todos os beneficios dessa planta, eu resolvi cultivar aqui em casa, Vamos ao passo a passo:

1.Pegue uma batata doce e coloque só a ponta da batata dentro de uma vasilha com água,,,se quiser pode ser sem água mesmo,só que demora mais para criar brotos.

2.Se você optar por água,,não esqueça de trocar umas 2 vezes por semanas.

3.Após da batata doce criar brotos,espere crescer as ramas um pouco.

4.Providencie um vaso,,terra,,,adubo,,,argila expandida.

5.primeiro pegue o vaso, veja se tem furos no fundo,em seguida coloque as argilas expandida para drenar a água, depois coloque já a terra adubada.     6.pegue com cuidado a batata doce já com rama ou broto e enterre na terra,pronto!! conserve em um lugar com sol e não se esqueça de regar todos os dias,pois a batata absorve bastante água.Veja fotos da minha que cultivei em casa,,,,OBS: Ainda fiz um refogado com as folhas que podei do pé,,,rsrs nada se perde tudo se aproveita !!! :-)













Se quiserem  pode ver o video que tenho no youtube desse pé de batata,,,,,http://www.youtube.com/watch?v=21ojPnqqPJk

15 comentários:

  1. Ola, gostei da ideia.Saberia me dizer em quanto tempo eu consigo uma rama a ponto de cair do vaso?E se pode ser feito com batata normal sem ser a doce?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá solange,legal seu interesse por plantar
      então depois que você colocar a batata para brotar em 2 a 3 meses as ramas já estará caindo como na foto
      Não dá para consegui esse efeito com a batatinha,somente com a batata doce mesmo. Grata pelo seu comentário!!

      Excluir
  2. Amei a ideia. Jamais imaginei que as folhas seriam comestíveis...vou experimentar fazer aqui em casa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dena..faz sim você vai gostar além de saboroso é super nutritivo :)

    ResponderExcluir
  4. Muito legal em todos aspectos. Gostei vou fazer!

    ResponderExcluir
  5. Olá Solange! Eu gostaria de saber se a batata vai nascer somente na terra ou a medida que a rama vai se espalhando vai formando as batatas?

    ResponderExcluir
  6. Meus filhos amaram isso estamos plantando nosso primeiro brotinho. E eles vão dar Brotinhos para amigos e família é uma graça. Explicam tudo certinho. Adoramos, além de lindo é delicioso!

    ResponderExcluir
  7. Meus filhos amaram isso estamos plantando nosso primeiro brotinho. E eles vão dar Brotinhos para amigos e família é uma graça. Explicam tudo certinho. Adoramos, além de lindo é delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal amiga,e então deu tudo certo no seu plantio de ramas de batatas ??

      Excluir
  8. Que linda! A minha não deu tantas folhas e as que deram, não ficam cheias. As antes ficam vazias, só dando folhas nas pontas.

    ResponderExcluir
  9. Olá, esse da foto sua foi apenas uma batata plantada ou mais? Plantei em casa, ficou bonita mas sem tanto volume.. outra coisa que ocorreu é que após alguns meses ela foi ficando feia até morrer.. a sua “durou” pouco tempo também? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de cultivar na minha cozinha , como decoração , em cima da minha geladeira , tenho que colocar terra e argila no vazo , não posso manter ela na água ?

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muito o que falar, pois só ágora foi que eu coloquei uma batata na água tá indo bem, mas aponta que fica na água tá ficando amarelada, tô achando maravilhosa vai dar certo obrigada.

    ResponderExcluir